Após terminar a graduação (faculdade) o Médico(a) pode fazer uma pós-graduação. Essa pós-graduação pode ser stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) ou lato sensu (especialização ou residência).

A lato sensu é um aperfeiçoamento profissional, baseada em conteúdos já existentes, a mais comum é realizada após o término do curso de medicina. Com a realização de um curso de especialização ou de uma residência o médico pode receber seu título de especialista. Esse título é fundamental para o credenciamento junto aos convênios e para legalmente se apresentar como um especialista às sociedades médicas estaduais e perante seus pacientes.

A stricto sensu é voltada para a carreira acadêmica, explorando conteúdos geralmente inéditos e bem específicos.

A Escola Cearense de Oftalmologia é credenciada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (AMB). Esse credenciamento permite que a Escola realize legalmente seleção de médicos aspirantes ao curso de especialização em oftalmologia, além de poder conduzir, durante os três anos regulares, as turmas selecionadas com atendimento ambulatorial prático, além de aulas teóricas, todas reguladas pela comissão de ensino do CBO.

Nossa prova de seleção é realizada anualmente, geralmente no mês de novembro. O edital costuma ser aberto no mês de agosto e a inscrição pode ser feita através do nosso site. Para se antecipar, os aspirantes ao curso de especialização da Escola Cearense de Oftalmologia podem se cadastrar previamente pelo site no link desejo ser residente, permitindo o aspirante um cadastro prévio na instituição, podendo receber informações importantes sobre o serviço.