Realizado desde 1991, o LASIK (escultura corneana através da aplicação de LASER no estroma) é até hoje a técnica cirúrgica a LASER mais utilizado para correção de grau de miopia, astigmatismo e hipermetropia. Um dos principais motivos que levam um indivíduo a realizar cirurgia refrativa é a estética, seguido de intolerância a lentes de contato. A idade ideal para o LASER é quando há estabilização do grau, o que coincide com a parada do crescimento do corpo, geralmente aos 20 anos.

Antes da cirurgia deve-se realizar a medida da visão, mapeamento de retina, análise da superfície (topografia) e espessura (paquimetria) corneana. Na topografia não pode se encontrar irregularidades e a paquimetria geralmente não pode ser menor que ½ milímetro (500 micra). Os usuários de lentes de contato devem suspendê-las para realização dos exames pré-operatórios. No caso das gelatinas suspender uma semana e para rígidas três semanas.

Cirurgia Refrativa a LaserA anestesia é local em forma de colírio. Um instrumento (bléfaro-estato) é utilizado para imobilizar a pálpebra. Um pequeno disco é confeccionado na própria córnea (figura 1 e 2) do paciente com um aparelho chamado microcerátomo, sendo em seguida levantado.

Figura 1 e 2 - Disco levantado
Figura 1 e 2 - Disco levantado

A cirurgia é rápida, com média de cinco segundos por grau, havendo possibilidade (10%) de não retirar todo o grau. Durante a aplicação há um remodelamento da córnea por LASERESCULTURA (figura 3).

Figura 3 - Escultura com pontos de LASER
Figura 3 - Escultura com pontos de LASER

O disco é reposicionado no leito estromal sem necessidades de pontos. A recuperação pode acontece em até 48 horas, dependendo da reação inflamatória de cada um, sendo utilizados apenas colírio antibiótico e anti-inflamatório preventivos. Alguns pacientes sentem, nas primeiras 6 horas, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e ardor, sendo indicado o uso de colírio lubrificante.

Ponderações devem ser feitas em indivíduos com graus elevados (miopia acima de oito, astigmatismo acima de quatro e hipermetropia acima de cinco), pois a escultura a LASER em excesso induz mudanças acentuada de curvatura corneano com efeitos visuais que podem provocar baixa na qualidade visual.